Fundos

Fundo Brascan de Petróleo, Gás e Energia

Overview

A BRKB DTVM (nova denominação do Banco Brascan) é a gestora e administradora do Fundo Brascan de Petróleo, Gás e Energia, o primeiro fundo brasileiro de private equity dedicado exclusivamente a essa indústria.

O Fundo Brascan de Petróleo, Gás e Energia é um Fundo de Investimento em Participações e foi constituído pelo Banco Brascan como um fundo fechado para investidores qualificados (art. 5 - ICVM 391), com patrimônio comprometido de até R$ 100 milhões, para realizar investimentos sob a forma de capital (ações), debêntures conversíveis e instrumentos semelhantes nos setores de petróleo, gás e energia. 

Os principais cotistas do Fundo são entidades de previdência privada e pessoas jurídicas, com capital total investido na carteira do Fundo em torno de R$91 milhões.

O prazo de duração determinado pelo Fundo era, originalmente, de dez anos, contados a partir da data do término do prazo de distribuição para a primeira subscrição de cotas do Fundo (novembro de 2002). Em Assembleia Geral de Cotistas realizada em 15 de abril de 2015 foi aprovada por decisão dos cotistas a prorrogação do prazo do Fundo até o dia 30 de abril de 2017. O período de investimentos do Fundo encontra-se encerrado, bem como o período de distribuição da 3ª emissão de cotas.

Investimentos/ Desinvestimento:

Atualmente o capital investido do Fundo está alocado em um único investimento, sendo esse em ações (equity investment) da Brasoil Exploração Petrolífera S.A., companhia envolvida no desenvolvimento, produção e exploração de petróleo e gás no Brasil. A investida possui um portfólio equilibrado de ativos localizados na Bacias Camamu Almada, Santos (ativos em processo de devolução à ANP), Recôncavo e Foz do Amazonas incluindo ativos em produção, desenvolvimento e exploração. Destaca-se que até 2013 também fazia parte do portfólio do Fundo, uma debênture (integralmente liquidada) da Jaguari Energética S.A., uma pequena central hidrelétrica (PCH) situada no Rio Jaguari, há cerca de 450 km de Porto Alegre (RS).